Labels
domingo, 28 de março de 2010
Premio Pritzker para SANAA
Kazuyo Sejima e Ryue Nishizawa
zollverein school of design, essen, germany (2003 - construction began 2005).
by SANAA.
extension of the institute of modern art, valencia, spain (2002 - ).
by SANAA
kanazawa museum of contemporary art of the XXI century,
ishikawa, japan (1999-2004).
by SANAA
"É de Kazuyo Sejima e de seu sócio Ryue Nishizawa o maior reconhecimento concedido a um arquiteto por sua carreira, o Prêmio Pritzker.
Considerado o Nobel da arquitetura por usar a premiação sueca como modelo para vários de seus procedimentos de indicação e prêmio, o Pritzker foi criado em 1979 pela Fundação Hyatt para homenagear, em vida, um arquiteto cuja obra demonstre qualidades como talento, visão e compromisso, e traga uma contribuição significativa para a humanidade e para o ambiente construído.
A Fundação Hyatt é gerida pela família Pritzker, proprietária da rede Hyatt de hotéis.
Conheça o júri do Prêmio Pritzker:
Lord Palumbo (presidente): empreendedor imobiliário e patrono das artes britânico. Já presidiu o Conselho das Artes da Grã Bretanha e a Fundação da Tate Gallery, entre outras entidades ligadas ao setor
Alejandro Aravena: arquiteto, diretor executivo do grupo Elemental, do Chile
Rolf Fehlbaul: presidente da Vitra, Suíça
Carlos Jimenez: professor da escola de arquitetura da Rice University, Estados Unidos
Juhani Pallasmaa: arquiteto, professor e autor, Finlândia
Renzo Piano: arquiteto italiano, ganhador do Pritzker em 1998
Karen Stein: jornalista, editora e consultara em arquitetura, Estados Unidos
Martha Thorne (diretora executiva): reitora assistente para relações externas da escola de arquitetura da IE University, Espanha
Sejima e Nishizawa formaram o escritório SANAA em 1995. O trabalho da dupla é conhecido por sua leveza e delicadeza, em muito obtida pelo uso da transparência. Eles dão grande importância à integração de seus edifícios ao entorno, a ponto de descrevê-los como “montanhas na paisagem”.
Entre as razões apontadas para a premiação, o júri cita a arquitetura delicada, mas poderosa do SANAA; sua discreta engenhosidade; a maneira bem-sucedida como seus edifícios interagem com o exterior e com as atividades que abrigam, e sua linguagem singular, fruto de um processo colaborativo único e inspirador.
Ao saber do prêmio, Kazuyo Sejima declarou-se muito feliz e disse "eu tenho explorado como posso fazer uma arquitetura que seja aberta, o que eu penso ser importante para uma nova geração. Com esse prêmio vou continuar me esforçando para criar uma arquitetura bela".
Nishizawa disse encarar a premiação com grande humildade. "Estou muito honrado e muito surpreso. Recebo e entendo este prêmio como um encorajamento para os meus esforços", declarou.
A maior parte da produção do SANAA está no Japão, mas o escritório tem obras implantadas na Alemanha, Inglaterra, Espanha, França, Holanda e Estados Unidos." Tirado da pagina da UOL
Aqui, galeria de fotos de projetos.
Texto publicado ano passado, quando teve exposição deles no Instituto Tomie Ohtake.
"Ao visitar a exposição Sejima + Nishizawa/ Sanaa: Flexibilidade, Transparência, Amplitude, em cartaz no Instituto Tomie Ohtake, na cidade de São Paulo, a impressão que se tem, apesar de ser uma mostra de projetos da firma japonesa Sanaa, dos arquitetos Kazuyo Sejima e Ryue Nishizawa, é que ali se exibe o trabalho de uma dupla de artistas plásticos." para ler mais ...
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
No item "Comentar como", se vc tiver conta hotmail, vc poderá escolher usuário GOOGLE, ou escolha ANONIMO e assine normalmente.