Labels

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Entrevista


Acabou de entrar no ar uma entrevista que dei para o site Casa da Valentina, um blog de decoração muito bacana.
Aqui vai:

CV- No seu site há uma frase linda do Ansel Adams que traduz um pouco a influência do olhar e da vida do fotógrafo no ato de fotografar, vimos lá também que sua formação é em publicidade. Olhando para trás quais influências e experiências mais pontuam suas fotos?

EM- Desde pequena recortava fotos e guardava numa caixa, as imagens não tinham um tema especifico, eram escolhidas pela beleza da composição e da luz. Lembro que no jornal saiam cadernos especiais com fotos, e quando saiu Sebastião Salgado me apaixonei. Na faculdade tive contato com muitos textos, descobri músicos alternativos (Laurie Anderson, Philip Glass, Sugar Cubes), o cinema alternativo e o mundo foi se abrindo. Comprei minha 1ª câmera, uma Pentax K1000 e comecei sem querer, sem saber. Fiz eventos, personagens, gastronomia, turismo e paisagismo, aprendendo e experimentando. Isso tudo me moldou e direcionou meu olhar. A fotografia de interiores, de arquitetura e de paisagismo deve seduzir, incitar o espectador a estar naquele local, transmitir sensações, sugerir. O meu desafio é sempre deixar espaço para a imaginação, convidar o espectador a entrar na foto.

CV - Seu portfólio tem casas de diversos estilos. Como treinar o olhar para reconhecer o potencial de ambientes aparentemente corriqueiros?

EM -Nem todas as casas que fotografo são incríveis, mas sempre procuro algo que me chame atenção, como peças usadas de um modo novo, composições interessantes de objetos, e principalmente detalhes, pormenores. É como se voltasse no tempo e novamente recortasse, só que agora de um momento real, algo para ser olhado em destaque. Além disso, trabalho quase sempre com produtores, trocando idéias e enriquecendo o trabalho, onde cada um faz sua parte a fim de alcançar um resultado desejado.

CV- Já que vc lida diariamente com arquitetura e decoração há um estilo que mais te agrade?

EM- O que mais gosto numa casa é sua alma, quando na mescla de objetos e móveis usados um pouco da história da pessoa, seus gostos, interesses. Independente de ser clássico, contemporâneo, retrô, oriental, o morador tem que estar presente na decoração, deixar seus sinais. Do contrário a casa vira um cenário. Deveríamos mudar a forma de ver a casa como algo finalizado e imutável, deixar um pouco de lado a perfeição e procurar o conforto e bem estar, interagir com os espaços, colocar alma em nossas casas. A fotografia me possibilita entrar nestes mini mundos e satisfaz minha vontade de ter várias casas, cada uma com estilos diferentes. Casas contemporâneas com linhas retas e limpas, as modernistas de concreto, orgânicas, as casinhas de vila - fofas e miúdas – os lofts amplos, de estilo industrial, tudo isso me agrada muito. É como um jardim, exuberância e rebeldia dos tropical são maravilhosas, mas o clássico francês todo recortado e simétrico me encanta.

CV: Quais arquitetos e/ou decoradores convidaria para desenhar sua casa?

EM: Aqui no Brasil existem muitos profissionais consagrados que eu gosto como Marcelo Rosenbaum, Marcio Kogan, Isay Weinfeld, Bernardes & Jacobsen e uma nova leva de profissionais que propõe um novo jeito de morar, como Guto Requena, Triptique, Alan Chu e outros.

CV- Em quais fontes bebe?

EM- Gosto de experimentar novos olhares, gosto do desafio. Quando você trabalha muito tempo com uma coisa precisa estar atento para seu olhar não se viciar em “fórmulas” e acabar repetindo sempre a mesma foto. Me alimento de imagens. Museus, cinema, pintura, escultura, fotografias, livros, revistas, blogs, sites, tudo é referencia e conteúdo.
Sites que eu gosto de ver: Renzopiano, Cool Hunter, Yatzer, Suppose, Dezeen, Joon jung, The Selby, Vewd, Inmotion, Flak Photo. Amo as fotos de Cartier Bresson, as cores de Steve Mc Curry, os móbiles de Calder, a Art Nouveau, o prédio do Museu Iberê Camargo, o MOMA, as formas e cores dos prédios do Artacho Jurado. Filmes que são um delírio visual: Sonhos, Herói, Single Man.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

No item "Comentar como", se vc tiver conta hotmail, vc poderá escolher usuário GOOGLE, ou escolha ANONIMO e assine normalmente.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails