Labels

terça-feira, 16 de março de 2010

Lucia Lou






Conheci o trabalho da mineira Lucia Lou em Belo Horizonte na loja GRAMPO. Mais pra frente farei um post só sobre a loja que é INCRIVEL!!!!!!

O trabalho da Lucia é de uma delicadeza impar!
Fios de ouro que se transformam em palavras, desenhos e objetos.
Aqui tem um pouco do trabalho dela!

"O percurso profissional de Maria Lucia Loureiro
é marcado por uma qualidade bem própria, que é o da prestação de serviço, com o uso de um vasto repertório técnico. É esta prática que propicia a ela uma formação consistente como designer. À medida que produz trabalhos para outros estilistas de joalheria, a sua arte vai sendo gerada ao longo desse percurso como que subterraneamente. Desse modo, realiza um trabalho que não se preocupa em buscar um público ou canais de comercialização, mas é desenvolvido como experimentação, como reflexão do seu fazer como designer. No panorama da contemporaneidade, o que se costuma buscar e nomear como autoral se dá, na maior parte das vezes, às avessas do caminho trilhado por Lucia Lou, o que faz da sua experiência algo bem próprio.

Mesmo hoje, quando seu trabalho sai da banca do estúdio - que sempre foi dentro de casa -, e é exposto em diferentes espaços, mesmo então ele é 100% autônomo em relação ao mercado. São peças pequeninas, leves, singelas, com acento às vezes vintage, e que trazem principalmente a marca do engenho. Alguns itens vieram à luz a partir de uma idéia engenhosa colocada em prática com uma técnica que é, na verdade, um truque, um insight executado com apuro e ligeireza.

¨As minhas peças atuais são como desenhos com fios de ouro que reciclo, às vezes de peças quebradas que compro e que têm somente o valor do metal.Daí as peças são fundidas e o ouro apurado. Depois do ouro puro, faço a liga de ouro 18k e dai puxo o fio ou a chapa.¨

A orientação de se gastar o mínimo de matérias primas é ordenadora dentro da pequena obra de Lucia L. O seu trabalho como um todo procura o pequeno, assim como o planeta Mercúrio é pequeno também dentro do sistema solar onde habitamos. São objetos mínimos, mas carregados intensamente de reverberações significantes, principalmente ligadas às áreas dos afetos.

Invenção, habilidade. E poesia. As peças de Lucia Lou têm uma aura existencial, com um toque de frescor que surpreendem por serem tão únicas!"

Tirado do blog Novo move

5 comentários:

  1. Que delicadeza o trabalho dela, Evelyn! Os colares e os pingentes são apaixonantes! Obrigada por compartilhar!
    Beijo!

    ResponderExcluir
  2. Eu fiquei louca!!! Adorei!! bjs pra vc, Maria!

    ResponderExcluir
  3. Evelyn Muller, de ontem para hoje eu - que antes nunca tinha percebido esse universo tão potente - vi o seu trabalho por duas vezes:aqui, e no seu perfil do facebook (a partir de um comentário de uma cliente sobre uma peça que está em destaque numa foto sua, por sinal, foto linda).

    Bem, vou pedir para ser sua amiga lá no livro das faces, e gostaria também de ter a oportunidade de te conhecer.

    Ah! Eu que escrevi o texto aí de cima. Obrigada pelo crédito. Abraço!
    Amélia Loureiro

    ResponderExcluir
  4. Que legal Amelia!!!
    Vamos ser amigas sim!
    bjs
    Evelyn

    ResponderExcluir
  5. hello! I am buyer for a new jewelry sales website in Paris and I am trying to reach Lucia Lou for days to know if she wants to work with us. Please if you have her mail or something please let me know!!
    Lydia

    ResponderExcluir

No item "Comentar como", se vc tiver conta hotmail, vc poderá escolher usuário GOOGLE, ou escolha ANONIMO e assine normalmente.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails